Ignorar Comandos do Friso
EN PT

CENTRO DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

O Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) constitui uma subunidade orgânica de investigação da Escola de Letras Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho criada pela Deliberação do Conselho Geral da Universidade do Minho nº 3/2017 de 27 de março.

O CEPS resulta da evolução natural do Grupo de Teoria Política em funcionamento desde 2008 no Centro de Estudos Humanísticos da ELACH da UMinho, cuja experiência acumulada permitiu criar uma cultura própria de investigação, uma comunidade de investigadores, juntando docentes da UMinho, professores de outras universidades, investigadores pós-doutorais e alguns doutorandos, e, por efeito da sua própria dinâmica, uma gradual diversificação e alargamento.

Único centro de investigação em Portugal especializado nos domínios da Teoria Política e da Ética Aplicada, o CEPS conta atualmente com duas dezenas de investigadores integrados e outros tantos em regime de colaboração.

O CEPS é um centro de investigação em Filosofia aberto às contribuições de outras ciências sociais e humanas. Os paradigmas teóricos que utiliza são os da Ética e da Filosofia Política. Estes paradigmas conheceram uma notável evolução desde os anos setenta do século XX, formando hoje um enquadramento de investigação facilmente reconhecível e com uma considerável autonomia face a outras disciplinas filosóficas. A perspetiva distintamente ético-política do CEPS leva-o a um enfoque especial nas instituições sociais, mais do que nos comportamentos individuais. O CEPS está particularmente interessado em estudar e avaliar alguns tipos de instituições e práticas no mundo contemporâneo, a partir da perspetiva ético-política: as da democracia constitucional, as da justiça social e as da intervenção tecnológica e sua relação com a qualidade de vida das populações. O estudo destas práticas é realizado, respetivamente, no quadro das teorias da legitimidade política, no das conceções normativas da justiça social, e no da ética aplicada à tecnologia e às populações, não esquecendo a reconstrução histórica de todos esses quadros teóricos. Assim, a investigação do CEPS tem a característica específica de, sendo embora teórica e historicamente informada no âmbito da Ética e da Filosofia Política, incidir em áreas e temas com especial relevância social e aplicação prática no mundo contemporâneo.

Dotado de instalações próprias no edifício principal da Escola de Letras Artes e Ciências Humanas (ELACH), o CEPS partilha com o Centro de Estudos Humanísticos a Biblioteca Vítor Aguiar e Silva.

Visite o site do CEPS​.

Centros de Investigação