Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

IV Encontro Internacional da Rede Galabra Voltar

19/12/2019 - 20/12/2019    Auditório do ILCH e B-Lounge, campus de Gualtar, Braga
Foto: SDUM
Investigadores de vários países participaram a 19 e 20 de dezembro no IV Encontro Internacional da Rede Galabra, em Braga, com o tema “As universidades no seu território. Investigação e transferência de conhecimento”.
O evento decorreu no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar. A sessão de abertura foi às 11h00, com a presidente do ILCH, Isabel Ermida, e a coordenadora da Rede Galabra, Raquel Bello. Seguiu-se a conferência inaugural “Comunicação científica no século XXI”, por Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação da UMinho.

De tarde destacou-se, das 17h00 às 19h00, uma mesa redonda com Elias Torres Feijó, Raquel Bello, além de António M. Cunha, coordenador do DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, José Teixeira, presidente do dst group, e Luís Tarroso Gomes, da cooperativa cultural Velha-a-Branca. A conferência de encerramento foi no dia 20, às 17h00, por Cristina Flores, diretora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho.

O programa geral incluiu ainda intervenções de Emilio Carral Vilariño, Luis Cuntín Docampo, Irene Pichel Iglesias, Roberto Samartim, Marcos Vásquez Marey, Beatriz Busto Miramontes, Xoán Carlos Carreira, Maria João Moreira, Carlos Pazos-Justo, Alessandra Silveira, Marisa del Rio, Idalete Dias, Álvaro Iriarte, Susana Sotelo Docío, Bernardo Sacanene, Alberto Simões, Zósimo López, Domingos Manaça Joaquim e Felisa Rodriguez Prado.

A Rede Galabra junta investigadores da Galiza, de Portugal e do Brasil, tratando discursos e práticas culturais na comunidade, como o património linguístico-cultural e o turismo. O Grupo Galabra-UMinho usa métodos como processamento neurolinguístico, lexicometria, mineração de textos, visualização da informação e imagiologia, aplicados sobre trabalhos teóricos, de campo, empíricos e de análise de redes.

- Fotos: facebook.com/BibliotecasUM/posts/10157596941538503

+Info: cehum.ilch.uminho.pt/galabra, redegalabra.org
​​​​​​​​   Cartaz/programa.pdf
Cartaz/Programa
Banner
Foto: SDUM