Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Biblioteca Vítor Aguiar e Silva

O Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) dispõe de uma biblioteca especializada que abrange as mais diversas áreas das Humanidades. Para além de possuir um valioso espólio de livros raros e obras completas de importantes escritores e pensadores, conta com milhares de volumes de literatura crítica, quer em livros quer sob a forma de revistas científicas, de apoio à investigações nos Estudos Literários e Culturais, na Linguística e na Filosofia.

Remontando à fundação do Centro de Estudos Portugueses (CEP) em 1980 e à sua posterior ampliação a Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) no ano de 1994, a biblioteca do ILCH foi sendo adaptada à evolução da investigação nas Humanidades. Uma vez que nas últimas décadas esta se foi diversificando e por conseguinte diferenciando em múltiplos subdomínios, como os Estudos de Género, os Estudos Pós-Coloniais, os Estudos Performativos e as Interartes, entre outros, e também porque em 2016 se criou um segundo centro de investigação sedeado no ILCH, o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS), a biblioteca foi recentemente submetida a uma profunda reestruturação e ampliação. Desde finais de 2018 passou assim a dispor de diversas salas devidamente equipadas que servem, para além dos estudantes e docentes dos vários cursos de graduação e pós-graduação do ILCH e de outras escolas da UMinho, os investigadores afetos quer aos seus dois centros de investigação quer a outras instituições e unidades internas ou externas à universidade.

Como homenagem ao fundador do CEP e do CEHUM, em dezembro de 2018 a biblioteca do ILCH passou a ter o nome do prestigiado estudioso da Literatura Portuguesa e famoso Teórico da Literatura, ex-presidente do ILCH e antigo vice-reitor da Universidade do Minho: Vítor Aguiar e Silva.

Horário de funcionamento da Biblioteca Vítor Aguiar e Silva:

Segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h30.

 

Contacto:

Telef. (+​351) 253 604184

E-mail: ceh@ilch.uminho.pt​​