Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

 Cooperação

O Instituto de Letras e Ciências Humanas tem vindo a enquadrar o seu projeto estratégico numa ampla ação de intercâmbio, cooperação e mobilidade internacionais. O programa de internacionalização do ILCH concretiza-se em diversas dimensões, quer por via de acordos de cooperação estável com instituições oficiais, como a Xunta de Galicia (Centro de Estudos Galegos) ou a Embaixada da Rússia (Gabinete Mundo Russo), quer com protocolos bilaterais com diferentes universidades estrangeiras de diferentes áreas da geografia internacional. 


Para mais informações sobre acordos de cooperação,​ contactar através do endereço: internacionalizacao@ilch.uminho.pt.​

 Protocolos

​​​
​​País​Universidade​Âmbito do protocolo


Alemanha ​
​Universitat Friedrich-Alexander Erlangen-Nurnberg​Acordo de cooperação no âmbito do Mestrado Europeu de Lexicografia.
​Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt​Protocolo de atribuição de Grau Duplo no âmbito do Mestrado em Estuds Luso-Alemães​.
​​Angola​Universidade Jean Piaget​Protocolo cooperação nos domínios da formação e investigação; intercâmbio de docentes e utilização de infraestruturas.



​​Brasil
​Univiversidade Federal de Santa Catarina​Adenda ao protocolo de cooperação entre a UFSC e a UMinho no âmbito dos estudos no Mestrado de Tradução e Comunicação Multilingue e Intercultultural.
​Universidade Estadual de Feira de Santana​Termo Aditivo ao protocolo entre a Universidade Estadual de Feira de Santana e a Universidade do Minho para intercâmbio pedagógico e nas áreas de literatura e cultura espanhola e hispano-americana. ​
​Protocolos da Universidade do Minho com a grande maioria das universidades brasileiras.
​Cabo Verde​Universidade Jean Piaget​Protocolo cooperação nos domínios da formação e investigação; intercâmbio de docentes e utilização de infraestruturas.


















​​​​​​​​​​​​​​China​ ​ ​
​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​



​Universidade de Nankai​ ​
​Protocolo com a Universidade de Nankai enquanto universidade chinesa parceira da UMinho no âmbito do funcionamento do Instituto Confúcio (protocolo de 06/07/2006).
​Acordo para o intercâmbio académico: professores, estudantes, investigação conjunta, materiais académicos e outros eventos​
​Instituto Politécnico de Macau​Protocolo de cooperação organização e realização de Cursos de Língua e Cultura Portuguesas para alunos provenientes de Macau.
​Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim​Protocolo de Colaboração  recíproca de apoio do ensino do chinês aos alunos portugueses e de português aos alunos de chinês, no âmbito do CLCO.
​Universidade de Estudos Internacionais de Shangai​Adenda ao protocolo de cooperação no âmbito do Mestrado em EI-PC.
​Universidade de Estudos Internacionais de XI'A n​Protocolo visando o intercâmbio e outras atividades nas áreas da aprendizagem, docência e investigação.
​Universidade de Línguas Estrangeiras de Tianjin​Protocolo de cooperação, envolvendo o ILCH, para a cooperação didática e científica para o Ensino do Português na ULET e ensino do Chinês no ILCH: intercâmbio de docentes e discentes.





​​Universidade de Sun Yat-Sen ​ ​
​Protocolo com o objetivo de aprofundar a cooperação bilateral nas áreas da investigação, ensino e intercâmbio envolvendo estudantes, investigadores e docentes. 
​Primeira Adenda, entre o ILCH e a Escola de Estudos Internacionais de Sun Yat-Sen, estabelecendo um programa de intercâmbio/mobilidade de docentes e discentes.
​Segunda Adenda entre o Instituto de Estudos Internacionais da Universidade de Sun Yat-Sen e a UMinho para programa de Licenciatura conjunta (dupla titulação na licenciatura de Línguas e Literaturas Europeias (português-inglês)).


​Universidade de Estudos Internacionais de Beijing​ ​
​Programa de cooperação entre o ILCH, através do BabeliUM, e a UEIB abrangendo a mobilidade de estudantes no âmbito do Português Língua Estrangeira (PLE).
​Adenda ao protocolo - mobilidade de estudantes no âmbito do PLE.


​Universidade de Macau ​
​Adenda ao acordo de cooperação da UMinho no âmbito dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, intercâmbio docente e discente.
​Joint Cooperation Agreement com o BabeliUM/ILCH e a Faculdade de Direito da Universidade de Macau.
​Universidade de Sichuan​Programa de Cooperação no âmbito do PLE​



Espanha ​
​Universidade da Corunha​Adenda ao protocolo no âmbito da colaboração e intercâmbio de Leitores (Língua, Literatura e Cultura Portuguesa na UC e Língua, Literatura e Cultura Espanhola na UMinho).
​Universidade de Santiago de Compostela​Protocolo de atribuição de Grau Duplo no âmbito do Mestrado Europeu em Lexicografia / European Máster in Lexicography (EMLex).
EUA​​Ohio State University​Memorando de Entendimento para a promoção da cooperação ao nível de intercâmbio de recursos materiais, investigação, intercâmbio de estudantes, professores e investigadores e realização de atividades conjuntas.
​França​Universidade de Lorraine​Protocolo de atribuição de Grau Duplo no âmbito do Mestrado Europeu em Lexicografia / European Máster in Lexicography (EMLex).
​Hungria​Universidade KRE de Budapeste (Károli Gáspár Református Egyetem)​Protocolo de atribuição de Grau Duplo no âmbito do Mestrado Europeu em Lexicografia / European Máster in Lexicography (EMLex).
​Japão​Univ. Kanazawa & Univ. Aichi​Via Láctea - Cooperação de Intercâmbio de alunos e docentes entre universidades europeias (USC-UMinho) e japonesas (Kanazawa University e Aichi Prefectural University).



Moçambique
​Universidade Eduardo Mondlane​Adenda ao convénio de cooperação no âmbito dos cursos de pós-graduação (mobilidade docente e discente), realização de encontros científicos, seminários e publicações científicas em conjunto.
​Universidade Pedagógica Moçambique​Adenda ao acordo de cooperação na área da lecionação, realização de seminários e acompanhamento de dissertações de mestrados e de doutoramentos.
Polónia​Universidade de Śląski​Protocolo de atribuição de Grau Duplo no âmbito do Mestrado Europeu em Lexicografia / European Máster in Lexicography (EMLex).


Rússia
​Universidade Estatal de S. Petersburgo​Adenda ao protocolo no âmbito de intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação para ciclos de estudos não conferentes de grau.
​Universidade Estatal Linguística de Moscovo (UELM)​​Programa de Intercâmbio Académico Universidade Estatal Linguística de Moscovo (UELM)  orientada ao intercâmbio académico.
​Moscow State Institute OS International Relations (MGIMO University) of Russia​Acordo para o intercâmbio académico: professores, estudantes, investigação conjunta, materiais académicos e outros eventos.​