Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Fundado há mais de 40 anos, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) promove a investigação, o ensino e a interação com a sociedade nas áreas de Letras, Artes e Humanidades. Sedeado no campus de Gualtar, o ILCH está também presente em dois outros campi da Universidade do Minho: nos Congregados, em Braga, e em Couros, Guimarães. Neste momento o ILCH acolhe mais de mil e trezentos alunos e dezenas de docentes, investigadores e funcionários.

As subunidades de investigação do ILCH são o Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS). As atividades destes Centros incluem o desenvolvimento de projetos de investigação individuais e coletivos, a realização de colóquios, congressos e outros eventos e a publicação de revistas científicas. O CEHUM e o CEPS estão fortemente relacionados com outros centros e redes de investigação em Portugal e no estrangeiro.

O ILCH oferece uma grande diversidade de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. As licenciaturas são em Estudos Culturais, Estudos Portugueses e Lusófonos, Línguas Aplicadas, Línguas e Literaturas Europeias, Estudos Orientais (Chineses e Japoneses), Filosofia, Música e Teatro. Na pós-graduação, o ILCH oferece dez cursos de mestrado que captam alunos da Universidade do Minho, mas também de outras universidades portuguesas, bem como estudantes internacionais. O ILCH oferece ainda um programa doutoral em Modernidades Comparadas e cursos de doutoramento sem parte curricular em Literatura, Ciências da Linguagem, Ciências da Cultura e Filosofia.

Ao nível da interação com a sociedade o ILCH dispõe de vários interfaces e centros. Destaca-se a este propósito o BabeliUM, uma subunidade que realiza cursos de Português Língua Estrangeira para centenas de alunos que nos visitam, curso de línguas estrangeiras para membros da comunidade académica e para o público em geral e ainda serviços de tradução e interpretação em diversas línguas.

O ILCH é, por excelência, um lugar de multilinguismo, de interculturalidade e de exploração crítica e criativa do mundo contemporâneo. Um lugar, em suma, onde apetece estar e aprender.


Bem-vindo(a) ao Instituto de Letras e Ciências Humanas!


​João Cardoso Rosas