Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda

​O Curso de Mestrado em PLNM – PLE e PL2 tem como objetivo principal facultar aos interessados bases teóricas e instrumentos práticos de intervenção na área do PLNM – PLE/PL2, contribuindo para uma atualização e um aprofundamento de conhecimentos atinentes à língua portuguesa e às literaturas e culturas portuguesas e de língua portuguesa, bem como às suas aplicabilidades em contextos vários. Pretende dar resposta a solicitações do contexto atual, fortemente marcado por importantes mudanças ocorridas em consequência de movimentos migratórios que em muito têm contribuído para a heterogeneidade sociocultural e para a diversidade linguística que hoje caraterizam a realidade do país. Pretende também formar agentes capazes de implementar uma política de disseminação e de consolidação da língua e da cultura portuguesas na dinâmica das relações estratégicas de Portugal com os parceiros da União Europeia (UE) e de outros países de destino da diáspora portuguesa.



2018/2019

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Linguística Portuguesa

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: https://www.ilch.uminho.pt

Descrição


O Curso de Mestrado em PLNM - PLE e PL2 tem como objetivo principal facultar aos interessados bases teóricas e instrumentos práticos de intervenção na área do PLNM - PLE/PL2, contribuindo para uma atualização e um aprofundamento de conhecimentos atinentes à língua portuguesa e às literaturas e culturas portuguesas e de língua portuguesa, bem como às suas aplicabilidades em contextos vários. Pretende dar resposta a solicitações do contexto atual, fortemente marcado por importantes mudanças ocorridas em consequência de movimentos migratórios. Pretende também formar agentes capazes de conceber e implementar políticas de disseminação e de consolidação da língua portuguesa e da(s) cultura(s) que nela se expressam, na dinâmica das relações estratégicas de Portugal com os parceiros da CPLP e com os países onde se encontram comunidades de falantes ou potenciais falantes do idioma.
Dada a heterogeneidade do público-alvo deste curso, quer em termos de nacionalidades, quer de biografias linguísticas, quer ainda de percursos académicos e expectativas futuras, o seu currículo foi concebido de modo a integrar componentes oriundas das áreas científicas da linguística aplicada, da literatura, da cultura e da didática das línguas.
A estas componentes obrigatórias do currículo acrescem UC opcionais relacionadas com as tecnologias aplicadas às línguas, com os métodos estatísticos aplicados às ciências humanas e com as metodologias de investigação, as quais pretendem reforçar as competências dos estudantes de acordo com o perfil que melhor se lhes adapta: formador em línguas; criador de materiais didáticos; assessor para a definição e implementação de políticas de língua.
A possibilidade de realizar um estágio e respetivo relatório, como opção à dissertação final, reforça a componente de cariz profissionalizante a acrescentar à componente de investigação. 

Estrutura curricular
1º ano, 1º semestre: 4 UC (3UC obrigatórias + 1UC opcional)
1º ano, 2º semestre: 4 UC (3UC obrigatórias + 1UC opcional)
2º ano, 1º semestre: Seminário de Orientação de Dissertação / Estágio
2º ano, 2º semestre: Dissertação / Relatório de Estágio

Resultados de aprendizagem


1. Desenvolver e aprofundar conhecimentos adquiridos a nível do 1º ciclo nas áreas da linguística aplicada, da literatura e cultura(s) de língua portuguesa e da didática das línguas.
2. Aplicar conhecimentos adquiridos em estágios e/ou projetos de investigação relacionados com o PLE/PL2, de modo criativo e original.
3. Demonstrar capacidade de compreensão e resolução de problemas e situações imprevistas em ambientes multilinguisticos e multiculturais relacionados com a aprendizagem e os contextos de uso da língua portuguesa.
4. Demonstrar capacidade para integrar os conhecimentos adquiridos, intervindo em questões complexas como as relacionadas com a definição e implementação de políticas de língua.
5. Desenvolver o sentido de responsabilidade ética e social, adquirindo a consciência de que a língua e o conhecimento e domínio dos níveis que a compõem são um poderoso mecanismo de integração ou exclusão social.
7. Ser capaz de comunicar conhecimentos adquiridos e resultados da investigação teórica ou da atividade prática, relacionados com as áreas de estudo, quer a públicos especialistas, quer não especializados.
8. Adquirir capacidade de atualização contínua de conhecimentos de forma autónoma e integradora, numa dinâmica de aprendizagem ao longo da vida.

Acesso a estudos superiores


Este curso de mestrado confere a capacidade técnico-científica para a frequência de cursos de 3º ciclo, nomeadamente nas áreas das Ciências da Linguagem, Ciências da Literatura, Ciências da Cultura e Didática das Línguas.

Saídas profissionais


Dado o perfil do curso e a sua estrutura curricular, são três as principais áreas potenciais de empregabilidade:
1. Formação e ensino da língua portuguesa a falantes de outras línguas, tanto com o estatuto de língua estrangeira (LE), como de língua segunda (L2) ou língua de herança (LH).
2. Conceção e produção de materiais didáticos, nos mais variados suportes, destinados à formação em PLE, PL2 e PLH.
3. Acessoria e coordenação em instituições públicas ou privadas responsáveis pela elaboração e aplicação de políticas de língua e pelo acolhimento e integração de cidadãos estrangeiros.

Acesso


20

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula no Ciclo de Estudos:
1) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
2) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
3) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
4) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-11-2016
Número de Registo:
R/A-Cr 27/2010/AL01
Data de Registo:
06-07-2018
Validade:
16-11-2022