Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Filosofia Política

O  Mestrado em Filosofia Política destina-se não apenas aos licenciados em  Filosofia, mas também a todos aqueles que completaram licenciaturas noutras áreas, quer sejam estudantes a tempo inteiro ou acumulem com uma atividade  profissional, e tenham especial interesse pelo estudo crítico e aprofundado das Ideias Políticas.

O  curso engloba a análise dos temas mais relevantes da  história do pensamento político moderno, assim como a  exploração cuidada das principais problemáticas da reflexão atual. Estas  últimas são organizadas em três núcleos fundamentais: as teorias da justiça  (igualdade de oportunidades, distribuição da riqueza, combate à pobreza, democracia de proprietários, rendimento básico, etc.);  as teorias do reconhecimento (multiculturalismo, feminismo, identidades coletivas, etc.); e as teorias da democracia (representação, participação,  deliberação, entre outros aspetos).

Este Mestrado tem uma vertente internacional, uma vez que p​arte do corpo docente provém de outras universidades, em particular de Espanha, da Europa e da América do Norte.
​O curso tem também uma dimensão mais global, beneficiando das redes de investigação e dos eventos internacionais promovidos pelo Centro de Ética, Política e Sociedade da Universidade do Minho.​



2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Filosofia e Ética

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: https://www.ilch.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Filosofia Política é um curso de pós-graduação, com a duração de dois anos, que permite a aquisição de sólidos conhecimentos nas áreas da teoria política e da história do pensamento político moderno e contemporâneo, assim como a eficaz familiarização com a metodologia de investigação apropriada para a disciplina.
O Mestrado em Filosofia Política poderá também vir a revelar-se adequado para quem deseje prosseguir mais tarde estudos de formação avançada ao nível de doutoramento.
O Mestrado em Filosofia Política tem um corpo docente composto por especialistas de firmado reconhecimento no sistema universitário nacional e uma forte internacionalização, beneficiando de protocolos de intercâmbio de docentes e discentes com centros universitários em Espanha (Santiago de Compostela, Madrid, Barcelona) e noutros países europeus.
No primeiro ano, os estudantes têm de concluir unidades curriculares de teoria política e de história do pensamento político e obter competências práticas em metodologia do trabalho científico.
No final desse ano deverão elaborar, por escrito, uma proposta de projeto de pesquisa com vista à preparação da dissertação final de mestrado.
A progressão para o segundo ano do curso está condicionada a um satisfatório desempenho no primeiro.
No segundo ano, os estudantes devem redigir uma dissertação (com não mais de 20.000 palavras), sob a supervisão de um orientador, que, depois de defendida publicamente com sucesso, conferirá o grau de mestre em filosofia.

Resultados de aprendizagem


Os diplomados do curso de Mestrado em Filosofia Política devem ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. demonstraram possuir formação, conhecimentos e competências de investigação significativamente mais aprofundados e extensos que os adquiridos ao nível do 1º ciclo;
2. foram capazes de empregar conceitos, teorias e abordagens analíticas relevantes no domínio da filosofia política para formularem argumentos que sustentem posições próprias sobre questões que se discutem do seu âmbito;
3. adquiriram a capacidade de se envolverem de forma crítica com a literatura histórica e contemporânea relevante da filosofia política;
4. adquiriram a capacidade de comparar e integrar diferentes perspetivas sobre problemas fundamentais da filosofia política;
5. adquiriram competências comunicacionais para exporem de modo eficaz, oralmente e por escrito, conceitos, teorias e argumentos da filosofia política;
6. demonstraram possuir a capacidade para realizar trabalho de investigação independente e autónomo no domínio da filosofia política;
7. foram capazes de produzir uma dissertação escrita sobre um assunto de filosofia política de acordo com as convenções metodológicas de investigação científica académica;
8. adquiriram formação, conhecimentos e competências de investigação que lhes permitem prosseguir estudos adicionais ao nível de doutoramento em Filosofia. 

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 3º ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O trabalho de pós-graduação em filosofia política permite não só preparar os estudantes para uma carreira de investigação no domínio da teoria e da história do pensamento político, como também para poderem vir a integrar-se em organismos governamentais e não-governamentais de âmbito nacional e internacional, serviços diplomáticos e instituições e organizações do setor privado.

Acesso


15

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Licenciatura em Filosofia, Ciência Política, Relações Internacionais, Direito, Economia, História, Comunicação Social e outras áreas afins.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Mestrado.aspx

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Seminário de Dissertação I CPC; FilE 10
S1 Temas de História da Filosofia Política FilE 10
S1 Teorias da Justiça FilE 10
S2 Seminário de Dissertação II CPC; FilE 10
S2 Teorias da Democracia CPC 10
S2 Teorias do Reconhecimento FilE 10
Ano 2 60
A Dissertação CPC; FilE 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
07-02-2013
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Cr 11/2013
Data de Registo:
06-03-2013
Validade:
06-02-2019