Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Estudos Luso-Alemães

​Mestrado de Grau Duplo, coordenado pela Universidade do Minho e pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt / Main

 Este curso constitui uma oferta única no Espaço Europeu de Ensino Superior: uma formação pós-graduada bilingue na área de Estudos Luso-Alemães. O Curso de Mestrado de dois anos, com a atribuição de grau duplo, em parceria entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Goethe-Universität de Frankfurt / Main (UFrankfurt) destina-se a candidatos graduados não só de Portugal e da Alemanha, Áustria e Suíça mas também oriundos de outros países europeus e não-europeus, nomeadamente do Brasil e dos PALOP, que, no âmbito de programas comunitários de desenvolvimento do intercâmbio dentro da União Europeia e com outros espaços geográficos, estejam interessados em obter uma sólida formação no domínio das relações luso-alemãs.

No contexto político, económico e cultural atual, este curso responde à necessidade de formar profissionais de elevada competência bilingue e intercultural, especializados nas áreas de Linguística Contrastiva e de Ciências da Literatura e Cultura Comparadas e, por conseguinte, capazes de agir entre o mundo lusófono e os países de língua alemã.
As aulas decorrem obrigatoriamente, no 1º semestre, na UFrankfurt e, no 2º semestre, na UMinho. No segundo ano do curso (3º e 4º sem), o aluno poderá optar por frequentar as aulas na UFrankfurt ou na UMinho.

Os alunos que cumpram o programa na totalidade de 120 ECTS obterão o título de Grau Duplo com certificado único, assinado por ambas as instituições parceiras.

Para os alunos da UMinho, o curso prevê a atribuição de bolsas de estudo no âmbito do programa de mobilidade Erasmus +. A candidatura à bolsa de estudo é feita no momento da inscrição no curso.

2017/2018

Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Línguas e Literaturas Estrangeiras

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: https://www.ilch.uminho.pt

Descrição


Esta formação pós-graduada bilingue na área de Estudos Luso-Alemães é um projeto de parceria entre a Universidade do Minho e a Goethe-Universität de Frankfurt / Main. O curso de Mestrado de 2 anos que confere grau duplo, constitui uma oferta única no sistema do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). O seu perfil transcende a tradicional lógica geminada de culturas nacionais enquadrando-se num conceito-padrão pós-estruturalista que focaliza os conceitos de transferência, migração e hibridização em todas as áreas científicas abrangidas. Pretende-se a formação científica e profissionalizante atualizada de especialistas nas relações luso-alemãs, capazes de agir em contextos de instituições e empresas, com uma prática aperfeiçoada, tanto da língua alemã como da língua portuguesa, e com uma formação avançada centrada nas relações entre os países lusófonos e os países de língua alemã.
Após uma formação aprofundada nas duas áreas científicas principais de Linguística Contrastiva e Ciências da Literatura e Cultura Comparadas (20 EC cada), o mestrando fará no 3º semestre a escolha de especializações (= 10 EC) numa das duas áreas, para além de uma UC em Estudos de Tradução (= 10 EC, área científica adicional), com vista à elaboração da dissertação (= 40 EC).
A consolidação da competência comunicativa em alemão e em português (aprendizagens conforme a língua materna dos estudantes), até ao nível C1 ou C2 do QECRL, é desenvolvida em UC de Língua (= 10 EC) e, de forma transversal, na aprendizagem integrada de todos os conteúdos nas duas línguas.
Os restantes 10 EC correspondem, por partes iguais, às Técnicas de Edição Digital e Competências Transversais, realizáveis nas três áreas científicas do curso.
Correspondendo à prática consolidada no Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a UC “Tese de Mestrado” possui uma definição ampla que permite também uma realização semelhante a um relatório com base em experiências profissionalizantes no âmbito empresarial ou institucional.

Acesso a estudos superiores


Conforme o tema da dissertação escolhido, a aquisição de competências especializadas nas áreas de linguística ou de estudos culturais e literários, este curso confere a capacidade técnico-científica para o acesso a cursos de pós-graduação (3º ciclo), nomeadamente de doutoramento.

Saídas profissionais


Os diplomados deste curso são capazes de responder a solicitações diversas de instituições e empresas que exijam uma prática bilingue e intercultural luso-alemã aprofundada, nomeadamente com a aplicação criativa das ferramentas de edição digital na comunicação institucional, empresarial e social, no marketing, no turismo, na tradução e/ou na gestão de conteúdos e programas. Representam potenciais entidades empregadoras todas as empresas e instituições binacionais e multinacionais com atuação entre países lusófonos e de língua alemã.

Acesso


15

Vagas

0

Mínimo

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura à matrícula:
1) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
2) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
3) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
4) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 19 de abril a 19 de maio de 2017

2ª Fase
De 18 de maio a 09 de junho de 2017

3ª Fase
De 10 a 21 de julho de 2017

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 03 a 06 de julho de 2017 

2ª Fase
De 07 a 11 de agosto de 2017 

3ª Fase
De 11 a 13 de outubro de 2017

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Competências Transversais TD;LCons;LCC 5
S1 Estruturas Linguísticas LCons 10
S1 Língua B1/B2 Ling 5
S1 Transferências Culturais e Literárias I LCC 10
S2 Bilinguismo e Aquisição L2 LCons 10
S2 Língua B2 Ling 5
S2 Técnicas de Edição Digital TD 5
S2 Transferências Culturais e Literárias II LCC 10
Ano 2 60
A Dissertação LCons;LCC 40
S1 Especialização LCons;LCC 10
S1 Tradução TD 10

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2014
Número de Registo:
R/A-Cr 72/2014
Data de Registo:
30-05-2014
Validade:
02-03-2020