Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

O público-alvo são portugueses licenciados em Estudos Chineses/Asiáticos, portadores de um certificado oficial de chinês HSK IV,  e estudantes chineses licenciados em Estudos Portugueses, com um nível de português B2. 

Os objetivos focam-se na preparação para o mercado de trabalho que tenha relações/interesses com as áreas e culturas chinesas/portuguesas. 

Pretende-se equipar o mestrando com competência linguística, capacidade comunicacional e sensibilidade cultural que lhe permita o contato eficaz, direcionado para os agentes económicos e culturais daqueles mercados num estabelecer de pontes entre sociedades.

O programa curricular tem carateristicas teóricas mas sobretudo práticas para as áreas da tradução, atividades educativas e empresariais.
 
Fases de candidatura:
1.ª fase: 20 a 28 de abril 2021 - estudantes internacionais (12 vagas para a Área de Especialização de Português)
Nacionais Internacionais
0 12
 
​2.ª fase: 28 de junho a 07 de julho 2021 - estudantes nacionais (12 vagas para a Área de Especialização de Chinês) + vagas para estudantes internacionais não preenchidas na 1.ª fase na Área de Especialização de Português
 
Nacionais Internacionais
12 vagas para estudantes internacionais não preenchidas na 1.ª fase na Área de Especialização de Português
 
 
3ª fase: 30 de agosto a 03 de setembro 2021 - na eventualidade de vagas não preenchidas nas fases anteriores
 
N.B. Em qualquer dos contingentes (internacional e nacional), as vagas que eventualmente não sejam preenchidas reverterão em favor do outro contingente.
 
 

 
2021/2022

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: http://www.ilch.uminho.pt

Descrição


Objetivo fundamental do Doutoramento em Ciências da Cultura é a formação de quadros altamente qualificados que estejam munidos de sólidos conhecimentos e competências ao nível teórico e metodológico da investigação no domínio dos estudos de cultura. O aluno deste curso, sem componente curricular e com a duração de 3 anos, elaborará um projeto de doutoramento na área das Ciências da Cultura sob supervisão de um docente, ou mais, com qualificação comprovada nesta área de saber do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), podendo também haver co-orientações por docentes ou especialistas externos a este instituto. O curso tem uma forte ligação ao Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), pelo que o projeto de doutoramento se deve enquadrar numa das suas linhas de investigação, passando o aluno a ser membro deste centro após aprovação do referido projeto pelo Conselho Científico do ILCH. Para além da investigação individual, será incentivado o trabalho de pesquisa em equipa. Assim, o aluno é encorajado a integrar um dos Grupos de Investigação do Centro e a participar ativamente nas diversas actividade do CEHUM (conferências, seminários, Escolas de Verão, etc.). O doutorando beneficiará ainda de todas as parcerias do ILCH/CEHUM com diversas instituições culturais da região (museus, arquivos, etc. ). Espera-se também que o doutorando dissemine os resultados das suas investigações por via da publicação de artigos em revistas científicas, nacionais e internacionais, com destaque para a revista "Diacrítica" editada pelo CEHUM. A devida orientação dos doutorandos é assegurada por um corpo docente do ILCH altamente qualificado na área das Ciências da Cultura. Além da qualidade dos recursos humanos, destacam-se os excelentes recursos materiais na UMinho (biblioteca especializada de acesso aberto, espaços de estudo bem apetrechados, ferramentas informáticos, plataforma de e-learning, etc.) que garantem a qualidade da investigação pretendida, quer in loco, quer à distância.

Resultados de aprendizagem


1. Dominar a terminologia e os instrumentos de análise necessários a uma adequada descrição dos fenómenos culturais e interculturais;
2. Compreender a literatura crítica pertinente;
3. Conceber e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências inerentes aos padrões de qualidade e integridade académicas;
4. Realizar um conjunto significativo de trabalhos de investigação original, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de seleção;
5. Saber comunicar as suas conclusões, conhecimentos e raciocínios de forma clara e sem ambiguidades;
6. Promover, em contexto académico e/ou profissional, a cultura;
7. Ter a capacidade de analisar criticamente as ideias novas encontradas nos diferentes
objetos de análise (ensaios, obras de ficção, filmes, imagens, etc.)
8. Valorizar o trabalho anteriormente produzido na área dos estudos da cultura;
9. Desenvolver a capacidade argumentativa.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


O Curso de Ciências da Cultura sem componente curricular habilita os doutorados a excercer diversas funções e tarefas na área académica ou profissional. Forma profissionais com um amplo domínio de competências e saberes especializados na área de cultura escolhida, tais como:
- gestão de bens e serviços culturais;
- desenvolvimento de projetos culturais de índole diversa, por exemplo, na área do turismo cultural;
- assessoria de projetos públicos e /ou privados na área da cultura (em Câmaras Municipais; museus, etc.);
- docência (3º ciclo) na área da cultura.

Acesso


15

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Doutoramento.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais. 

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de Doutor em Ciências da Cultura:
a. Os titulares de mestrado na área de Literaturas e Culturas e / ou em áreas afins.
b. Os titulares do grau de Mestre ou equivalente legal desde que possuam no seu currículo o equivalente a 20 ECTS numa área científica das Ciências da Cultura.
c. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas, como adequado
d. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento CCul 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-11-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2386/2011/AL01
Data de Registo:
27-07-2018
Validade:
16-11-2022