Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Licenciatura em Teatro

Este ciclo de estudos, com perfil único no país, oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretendem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos, críticos e professores. À luz de uma abordagem interdisciplinar e intercultural, o curso oferece uma variedade de experiências performativas e académicas que preparam os estudantes para o mundo profissional e onde os estudantes trabalham com profissionais de espetáculo na preparação de exercícios performativos apresentados publicamente para a comunidade local e regional.

O Curso mantém uma politica de colaboração, ao nível da docência, com personalidades proeminentes da cena artística nacional, entre as quais destacamos:

Professores Convidados:

Joana Providência
João Pedro Vaz
Jorge Andrade
José Eduardo Silva​​
Maria do Céu Ribeiro
Maria Duarte
Nuno M. Cardoso
Rogério Nuno Costa
Vera Mantero
Victor Hugo Pontes

Local de funcionamento:
Campus de Couros

Morada:​
CAFPG - CAMPURBIS
Rua de Vila Flor nº 166
4810 453 Guimarães
T: 253 510880

2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Prática Teatral

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: http://www.ilch.uminho.pt

Descrição


Um dos problemas históricos da formação avançada na área dos estudos teatrais, em Portugal, tem sido a separação entre a formação prática, por um lado, e a formação académica, por outro. Este ciclo de estudos, com um perfil curricular único no país, visa responder a esta situação com uma abordagem assente na complementaridade e intersecção entre a vertente prática e a dimensão teórica, formando artistas que refletem sobre a sua prática à luz de tendências teatrais contemporâneas e munidos de conhecimentos práticos sobre a performance teatral no contexto atual. Os seis laboratórios semestrais do curso constituem o eixo nodal da sua estrutura curricular e constroem uma interface cultural que se pretende aberta à restante academia e à própria comunidade urbana e regional. As restantes unidades curriculares semestrais encontram-se articuladas numa lógica transversal, sincrónica e diacrónica, visando proporcionar ao estudante, em cada semestre, uma formação que faz convergir os conteúdos de teor mais literário e teórico, da história à dramaturgia, da estética à teoria da performance, e os conhecimentos de ordem mais aplicada, como sejam os estudos de interpretação, a cenografia ou o teatro para o desenvolvimento. A opção de integrar o estudo do teatro no âmbito das artes performativas decorre do reconhecimento de que a experiência teatral é para ser pensada, cada vez mais, como uma voluta interdisciplinar e intercultural que desafia as fronteiras entre o teatro, a dança, a arquitetura e a música, bem como as fronteiras nacionais.

Resultados de aprendizagem


Conhecimento e capacidade de compreensão
1. Desenvolver os conteúdos adquiridos ao longo dos ciclos de formação anteriores a esta licenciatura, manifestando autonomia e proficiência na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos.
2. Adquirir e aplicar uma sólida informação bibliográfica, com pleno domínio do vocabulário técnico inerente à teoria e prática teatrais. 

Aplicação de conhecimentos e compreensão
3. Adquirir capacidade técnica e maturidade artística para levar a cabo umas gama alragada de projetos criativos nas diversas modalidades afectas à prática teatral (dramaturgia, encenação, interpretação, cenografia).
4. Compreender e integrar a dinâmica social de um projecto de criação coletiva, seja na sua vertente interna, na organização do grupo de trabalho, seja na sua dimensão externa, atenta à realidade social envolvente e ciente das suas possibilidades de intervenção enquanto agente cultural. 

Realização de julgamento / tomada de decisões
5. Adquirir capacidade para articular e compor um discurso crítico sobre o espetáculo teatral. 

Comunicação
6. Manipular, com desenvoltura, os instrumentos biliográficos, argumentativos e conceptuais necessários para a transmissão de informação a um público diversificado, e, em particular, com vista à resolução de problemas envolvidos em projetos de criação coletiva, sendo capaz de identificar problemas e projetar soluções.

Competências de auto-aprendizagem
7. Adquirir a capacidade de desenvolver os conteúdos programáticos lecionados, as metodologias de criação e crítica, acumulando ferramentas conceptuais e artísticas que conduzam à criação teoricamente sustentada de projetos criativos na área do teatro e da performance.
8. Reconhecer, articular e ser capaz de integrar profissionalmente a diversidade de valências, técnicas, artísticas e teóricas, que compõem o fenómeno teatral.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).

Saídas profissionais


A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho começou a funcionar em 2012 e oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretenderem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos e críticos. Com este curso, poderão ainda escolher a via do ensino, direção de atores, assistentes de encenação, programadores ou produtores teatrais.

Acesso


25

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso 

12 História da Cultura e das Artes
ou
13 Inglês
ou
15 Literatura Portuguesa
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em 
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9243&code=1000

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado condicionalmente
Data de publicação da decisão:
24-01-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 171/2011/AL01
Data de Registo:
28-07-2020
Validade:
30-07-2022