Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Doutoramento em Filosofia

Curso de Doutoramento sem componente curricular que permite aos estudantes a escolha de uma das seguintes especialidades: Antropologia Filosófica, Epistemologia, Estética, Ética, Filosofia Antiga e Medieval, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia da Religião, Filosofia e Cultura Portuguesa, Filosofia e Religiões Orientais, Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia Social e Política, e Hermenêutica.​

2017/2018

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: https://www.ilch.uminho.pt

Descrição


O Doutoramento no ramo de conhecimento em Filosofia é um curso sem parte curricular (sem aulas formais), onde se pode escolher uma das seguintes especialidades: Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia e Cultura Portuguesa, Epistemologia, Antropologia Filosófica, Filosofia Social e Política, Filosofia da Linguagem, Ética, Estética, Filosofia da Religião, Filosofia Antiga e Medieval, Filosofia e Religiões Orientais, Hermenêutica, Filosofia da Mente.
O Doutoramento em Filosofia é um curso com a duração de três anos (180 ECTS), que permite a aquisição de sólidos conhecimentos, numa das áreas possíveis, através de rigoroso processo metodológico próprio do âmbito das Ciências Humanas. Ao longo das investigações, o doutorando é acompanhado, de forma personalizada, por um ou mais orientadores. No final do triénio, o candidato a Doutoramento deverá ter elaborado uma tese que, depois de defendida publicamente com sucesso, lhe conferirá o grau de Doutor em Filosofia, na especialidade na qual fez as suas investigações.
O Doutoramento em Filosofia tem um corpo de professores e investigadores composto por especialistas de firmado reconhecimento no sistema universitário nacional e uma forte internacionalização. Há igualmente a possibilidade do recurso à coorientação feita por professores/investigadores, de reconhecido mérito, exteriores à Universidade do Minho.

Acesso a estudos superiores


O grau de Doutor confere a possibilidade da aquisição do título de Agregado.

Saídas profissionais


A conclusão do curso de Doutoramento em Filosofia permite:
- A inserção na carreira académica do Ensino Superior;
- A realização de atividades de investigação a nível de pós-doutoramento;
- A intregação de empresas de âmbito nacional e internacional onde, para o seu desempenho, o fator de argumentação seja crucial;
- A inclusão em insttuições/empresas de âmbito nacional e internacional onde, para o seu desempenho e para a sua evolução inovadora, seja pertinente o "espírito crítico";
- A integração de comissões de Ética de instituições públicas e privadas.

Acesso


0

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento F 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado preliminarmente
Data de publicação da decisão:
12-12-2011
Número de Registo:
R/A-Ef 2402/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade: