Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Doutoramento em Ciências da Linguagem


Curso de Doutoramento em regime tutorial (sem componente curricular)​ que permite aos estudantes a escolha de uma das seguintes especialidades: Análise do Discurso, Linguística Alemã, Linguística Aplicada,  Linguística Chinesa, Linguística Comparada, Linguística Espanhola, Linguística Francesa, Linguística Geral, Linguística Inglesa, Linguística Portuguesa, Sociolinguística.​​​

Mais informações sobre o curso, o plano de atividades e os docentes estão disponíveis aqui: PHDLing 

Informação candidaturas

Candidaturas abertas em permanência

2020/2021

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Linguagem

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: http://www.ilch.uminho.pt

Descrição


Este Doutoramento é um curso sem componente curricular que permite ao aluno um trabalho de investigação sistemática e aprofundada em Ciências da Linguagem, tanto ao nível da Linguística Geral como das Linguísticas específicas das línguas cujo estudo o Instituto de Letras e Ciências Humanas oferece. O trabalho incidirá sobre uma de entre várias especialidades, designadamente (por ordem alfabética): Análise do Discurso, Linguística Alemã, Linguística Aplicada, Linguística Chinesa, Linguística Comparada, Linguística Espanhola, Linguística Francesa, Linguística Geral, Linguística Inglesa, Linguística Portuguesa e Sociolinguística. 
O Doutoramento pretende treinar recursos humanos altamente qualificados numa das referidas especialidades e oferecer formação avançada em temas de reconhecido interesse para o exercício de atividades de investigação, teórica ou experimental, ou de aplicação em áreas da comunicação, da cultura, do ensino e dos serviços. Visa assim desenvolver competências investigativas, reflexivas, críticas e argumentativas, bem como aprofundar conhecimentos bibliográficos, linguísticos, literários e culturais adquiridos durante os 1º e 2º Ciclos. 
O trabalho é realizado de acordo com um projeto, a aprovar em sede de Conselho Científico da Escola, e acompanhado por um ou mais orientadores ao longo de reuniões periódicas, sendo monitorizado com base em relatórios anuais. Desenvolvido ao longo de 6 semestres, o projeto dará origem a uma tese, materializada num texto solidamente fundamentado, a ser defendida em sede pública perante um júri de especialistas interuniversitários.
Os alunos de doutoramento são integrados num dos grupos de investigação do Centro de Estudos Humanísticos (http://cehum.ilch.uminho.pt/) e têm acesso à biblioteca especializada Vitor Aguiar e Silva, que cobre todas as áreas científicas do ciclo de estudos. O curso tem um corpo docente altamente qualificado e motivado, pronto a orientar diversos percursos vocacionais.

Resultados de aprendizagem


Os objetivos de aprendizagem globais do Doutoramento são:
1. Adquirir competências gerais de investigação em Ciências da Linguagem.
2. Obter competências científicas aprofundadas numa das áreas de especialidade em que o ciclo de estudos se organiza.
3. Desenvolver um tema de reconhecida pertinência através da exploração de uma hipótese de trabalho, a discutir com base em dados teóricos e/ou experimentais.
4. Demonstrar um sólido conhecimento do estado-da-arte do tema escolhido.
5. Relacionar e comparar criticamente autores, correntes e teorias relevantes para a compreensão do tema em apreço.
6. Aplicar os conhecimentos teóricos ao tema em foco.
7. Ser capaz de identificar novas questões e caminhos futuros de investigação.
8. Demonstrar um domínio pleno da metodologia para a elaboração de um trabalho científico.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Pretende-se que as competências adquiridas durante o Doutoramento em Ciências da Linguagem possam ancorar, fortalecer e propiciar a atividade profissional dos agentes culturais, empresariais e institucionais da área da comunicação linguística.
Os setores de atividade de potencial empregabilidade de graduados do Doutoramento em Ciências da Linguagem são a comunicação, a tradução, o ensino, a publicidade, a supervisão editorial e o trabalho em empresas de 'software' interessadas no processamento da linguagem natural.

Acesso


10

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Doutoramento.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se:
a) Os titulares de mestrado em Ciências da Linguagem ou Linguística.
b) Os titulares de outros mestrados, desde que possuam no seu currículo o equivalente a 30 ECTS numa área científica das Ciências da Linguagem.
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro em Ciências da Linguagem ou Linguística, devidamente reconhecido, ou que possuam no seu currículo o equivalente a 30 ECTS numa área científica das Ciências da Linguagem.
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento CLing 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-11-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2388/2011/AL01
Data de Registo:
27-07-2018
Validade:
16-11-2022