Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Doutoramento em Ciências da Linguagem


Curso de Doutoramento sem componente curricular que permite aos estudantes a escolha de uma das seguintes especialidades: Análise do Discurso, Linguística Alemã, Linguística Aplicada,  Linguística Chinesa, Linguística Comparada, Linguística Espanhola, Linguística Francesa, Linguística Geral, Linguística Inglesa, Linguística Portuguesa, Sociolinguística.​​​


2019/2020

Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Letras e Ciências Humanas
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 253604173 Fax:
    E-Mail: pedagogico@ilch.uminho.pt
    URL: https://www.ilch.uminho.pt

Descrição


Este Doutoramento é um curso sem componente curricular que permite ao aluno um trabalho de investigação sistemática e aprofundada em Ciências da Linguagem, tanto ao nível da Linguística Geral como das Linguísticas específicas das línguas cujo estudo o Instituto de Letras e Ciências Humanas oferece. O trabalho incidirá sobre uma de entre várias especialidades, designadamente (por ordem alfabética): Análise do Discurso, Linguística Alemã, Linguística Aplicada, Linguística Chinesa, Linguística Cognitiva, Linguística Espanhola, Linguística Francesa, Linguística Geral, Linguística Inglesa, Linguística Portuguesa, Linguística Românica, Psicolinguística e Sociolinguística. 
O Doutoramento pretende treinar recursos humanos altamente qualificados numa das referidas especialidades e oferecer formação avançada em temas de reconhecido interesse para o exercício de atividades de investigação, teórica ou experimental, ou de aplicação em áreas da comunicação, da cultura, do ensino e dos serviços. Visa assim desenvolver competências investigativas, reflexivas, críticas e argumentativas, bem como aprofundar conhecimentos bibliográficos, linguísticos, literários e culturais adquiridos durante os 1º e 2º Ciclos. 
O trabalho é realizado de acordo com um projeto, a aprovar em sede de Conselho Científico da Escola, e acompanhado por um ou mais orientadores ao longo de reuniões periódicas, sendo monitorizado com base em relatórios anuais. Desenvolvido ao longo de 6 semestres, o projeto dará origem a uma tese, materializada num texto solidamente fundamentado, a ser defendida em sede pública perante um júri de especialistas interuniversitários.
O Doutoramento beneficia da existência do Centro de Estudos Humanísticos e da sua biblioteca especializada, que cobre todas as áreas científicas do ciclo de estudos, tendo um corpo docente altamente qualificado e motivado, pronto a orientar diversos percursos vocacionais.

Resultados de aprendizagem


Os objetivos de aprendizagem globais do Doutoramento são:
1. Adquirir competências gerais de investigação em Ciências da Linguagem.
2. Obter competências científicas aprofundadas numa das áreas de especialidade em que o ciclo de estudos se organiza.
3. Desenvolver um tema de reconhecida pertinência através da exploração de uma hipótese de trabalho, a discutir com base em dados teóricos e/ou experimentais.
4. Demonstrar um sólido conhecimento do estado-da-arte do tema escolhido.
5. Relacionar e comparar criticamente autores, correntes e teorias relevantes para a compreensão do tema em apreço.
6. Aplicar os conhecimentos teóricos ao tema em foco.
7. Ser capaz de identificar novas questões e caminhos futuros de investigação.
8. Demonstrar um domínio pleno da metodologia para a elaboração de um trabalho científico.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Pretende-se que as competências adquiridas durante o Doutoramento em Ciências da Linguagem possam ancorar, fortalecer e propiciar a atividade profissional dos agentes culturais, empresariais e institucionais da área da comunicação linguística.
Os setores de atividade de potencial empregabilidade de graduados do Doutoramento em Ciências da Linguagem são a comunicação, a tradução, o ensino, a publicidade, a supervisão editorial e o trabalho em empresas de 'software' interessadas no processamento da linguagem natural.

Acesso


10

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. 
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Candidatura-a-Doutoramento.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento CLing 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-11-2016
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2388/2011/AL01
Data de Registo:
27-07-2018
Validade:
16-11-2022