O  Gabinete do Mundo Russo é:
       Audio e vídeo, 
       Biblioteca ao dispor,
       Informação e ferramentas, 
       Narração e pedagogia,
       Еntusiasmo pelas conversas em russo, 
       Travessia para a Rússia moderna,
       Educação e confraternização.


Objetivos d​o programa Gabinete do Mundo Russo:
  • promover a cultura e a língua russas a nível mundial;
  • oferecer apoio e esclarecimento a cidadãos russos residentes no estrangeiro, bem como a cidadãos estrangeiros que demonstrem interesse pela Rússia .
O Gabinete não é necessariamente um «compartimento reservado», como uma sala de aula ou um auditório. O Gabinete é uma abreviatura que passou a designar o programa para a criação e reforço das plataformas de comunicação para estrangeiros que falam ou aprendem russo, em qualquer país do mundo.

O Gabinete do Mundo Russo pressupõe um conjunto de material em russo – material didático e audiovisual; material de referência, de leitura e ficção, e material de apresentação acerca da Rússia moderna, da sua cultura e história.

O Gabinete do Mundo Russo promove eventos relacionados com a divulgação da língua e da cultura russas proporcionando uma dinâmica criativa não só no meio académico da UM mas também na vida cultural da cidade de Braga. Exposições fotográficas e de pintura, concertos de música de câmara e outras atividades culturais que envolvem a comunidade eslava que vive no norte do país, por um lado, e festas temáticas ou apresentações teatrais em língua russa realizadas pelos estudantes da UM, por outro, representam um elo importante na aproximação cultural entre o povo português e os povos eslavos.​