O Centro de Estudos Galegos, sediado no Instituto de Letras e Ciências Humanas, funciona ao abrigo de um protocolo entre a Universidade do Minho e a Xunta de Galicia desde 1997, graças à iniciativa do Professor Doutor Vítor Manuel Pires de Aguiar e Silva.

O CEG, dependente da Presidência do ILCH, dispõe de um leitor que assegura a lecionação dos Cursos Livres de Galego e da UC de opção Literatura e Cultura Galegas nas licenciaturas do ILCH, e ​todos os anos organiza um amplo leque de atividades de divulgação da cultura galega (Dia da Galiza em Braga, Encontro Minho-Galiza, Semana Cultural Convergências Portugal-Galiza, e viagens de estudo à Galiza), entre as quais se encontra o programa Galiza Mais Perto na Rádio Universitária do Minho (RUM 97.5). 

Um dos seus objetivos consiste em fomentar a cooperação inter-regional Galiza-Norte de Portugal. As instalações do Centro contam com amplos fundos videográficos, discográficos e bibliográficos sobre a língua e cultura galegas. 


Mais informação sobre as atividades do CEG e notícias sobre cultura galega, aceda à página do Facebook: https://www.facebook.com/ceg.universidadedominho.​