Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Curso de Preparação e Avaliação da candidatura de acesso a maiores de 23 anos
Universidade do Minho, entre segunda-feira, 24-09-2012 e segunda-feira, 08-10-2012
A Universidade do Minho vai realizar, pelo décimo ano consecutivo, o Curso de Preparação e Avaliação para pessoas maiores de 23 anos que, apesar de não serem possuidores de habilitação de acesso, desejem ingressar no ensino superior.
Curso de Preparação e Avaliação da candidatura de acesso a maiores de 23 anos
 

Este Curso, para além de preparar e avaliar os candidatos em Língua Portuguesa, também inclui a formação na disciplina específica que cada um dos Cursos Universitários considera indispensável à frequência com sucesso do respetivo nível de graduação. Pretende-se:

1. proporcionar aos alunos que frequentem o curso as ferramentas/conhecimentos considerados fundamentais para o ingresso num Curso de Licenciatura ou de Mestrado integrado.

2. preparar os alunos/candidatos para a avaliação geral, específica e entrevista, nomeadamente:
a) contribuindo para o diagnóstico do nível cultural e de conhecimento dos alunos, disponibilizando os elementos de preparação e estudo dos programas;
b) acompanhando os alunos na realização dos seus estudos de forma a potenciar as competências possuídas e outras a adquirir;
c) promovendo a avaliação contínua da aprendizagem efetuada e a auto-avaliação numa lógica de confronto face às exigências do seu projecto pessoal de formação.

3. Prestar aos alunos/candidatos as informações respeitantes aos cursos desta Universidade, sua organização e seu funcionamento, regimes de avaliação e frequência, conteúdos e saídas profissionais, numa lógica de clarificação de opções e de re-orientação vocacional.

Estrutura do Curso
O Curso realiza-se ao longo do ano letivo, dividido em dois semestres e compõe-se de duas disciplinas - Língua Portuguesa I e II e uma Opção específica (Tópicos de Economia I e II ou Filosofia e Pensamento Crítico I e II ou História I e II ou Tópicos de Matemática I e II). Na fase final do Curso os alunos são sujeitos à avaliação do seu curriculum vitae e entrevistados, nos termos do Regulamento desta Universidade para este regime de acesso ao Ensino Superior na Universidade do Minho.

Concluído o Curso com aproveitamento, os alunos poderão candidatar-se, nos termos do Regulamento desta Universidade, aos Cursos de Licenciatura ou de Mestrado integrado.
Aos alunos será atribuído um certificado de frequência do Curso, especificando as correspondentes unidades curriculares realizadas com aproveitamento (UCs).

Calendário do Curso
O 1º semestre decorrerá de 22 de outubro de 2012 a 06 de fevereiro de 2013;
O 2º semestre de 18 de fevereiro a 18 de maio de 2013, ambos, com um total de 72 horas em sala de aula;
O curso funcionará em regime pós-laboral (19-22h) e aos sábados de manhã.

Local de funcionamento
O Curso funcionará em Braga (Campus de Gualtar) e em Guimarães (Campus de Azurém), conforme a residência da maioria dos candidatos e as disponibilidades/recursos da Universidade.

Inscrições e Matrículas:
Braga: Gabinete de Apoio ao Acesso em Braga, que se situa no Complexo Pedagógico III (último piso), no seguinte horário:
2ª a 6ª feira - 10H00 - 12H00 e 14H00 - 17H00

Guimarães: Serviços Académicos - Campus de Azurém no seguinte horário:
2ª, 4ª e 6ª feira - 9H00 - 12H00 e 14H00 - 17H00
3ª e 5ª feira - 09H00 - 12H00 e 14H00 - 21H00

Pode optar pelo envio do processo de inscrição pelo correio registado, desde que esteja devidamente instruído de acordo com os pontos 5.3 e 5.4. Neste caso, o pagamento da taxa de inscrição e 1ª prestação da propina podem ser remetidos por cheque ou vale postal, à ordem da Universidade do Minho, para a seguinte morada:

Prazo
As inscrições e matrículas decorrerão entre 24 de setembro e 08 de outubro de 2012.

Documentos necessários à candidatura
Para além do preenchimento de Impresso próprio a fornecer pelos Serviços, o candidato deverá apresentar um breve curriculum vitae, referindo neste as suas habilitações académicas formais, atividade profissional e outros tipos de formação que, eventualmente, possa ter realizado (em impresso a fornecer pelos Serviços) e cópia de documento de identificação (não são fotocopiados documentos nos locais de entrega da inscrição).

Taxa de inscrição e propina do Curso
- 20.00¤ de taxa de inscrição e 575.00¤ de propina.
A propina poderá ser paga em três prestações de 200.00¤, 200.00¤ e 175.00¤, nas datas definidas por Despacho da Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas.


contactos
Gabinete de Apoio ao Acesso da Universidade do Minho
Complexo Pedagógico III, Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Telef: 253604590
sandra.silva@saum.uminho.pt
Site: http://alunos.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2013 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.